quarta-feira, 22 de agosto de 2012


PLANO DE CARREIRA DA EDUCAÇÃO É APROVADO NA ALE

Qua, 22 de Agosto de 2012 02:16


A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou na tarde desta terça-feira, dia 21/08, o Projeto de Lei Complementar do novo Plano de Carreiras Cargos e Salários dos Profissionais da Educação, em votação que entrou pela noite.Aprovada em dois turnos em sessão extraordinária, a nova lei recebeu o número de Lei Complementar nº 89/2012, e segue agora para ser sancionada pelo governador Confúcio Moura

 O presidente do Sintero fez questão de agradecer aos deputados pelo esforço e pela aprovação do Plano, e destacou que aquele momento representava uma vitória importante para os trabalhadores em educação.“Esse momento traduz o resultado da união e da luta dos trabalhadores em educação, e da atuação do Sintero em defesa da categoria. Essa vitória é dedicada a todos aqueles que acreditam na luta, aos que estiveram nas ruas,nas passeatas, na greve e a todos aqueles que torceram para que chegasse esse momento”, disse Manoel.

Avanços

O novo Plano de Carreira da educação traz avanços importantes para todos os trabalhadores em educação.Veja alguns dos avanços:

- Criação do cargo único de professor com a previsão de progressão de acordo com a formação;

- Incorporação da gratificação de unidade escolar dos professores;

- Incorporação da gratificação de Incentivo à Educação dos Técnicos Administrativos;

- Implantação do Piso Salarial Profissional Nacional dos professores; - Criação da gratificação de Profuncionário de 5% para os Técnicos Administrativos que concluírem o curso;

- Criação da gratificação de pós-graduação para os Técnicos Administrativos, de 15%;

- Acumulação das gratificações de escolaridade dos Técnicos Administrativos, de 5% para nível médio, 10% para nível

superior e 15% para pós-graduação;

- Alteração do método de cálculo da progressão, alcançando a primeira progressão e aumento de 2% no salário

já na conclusão do período do estágio probatório;

- Ampliação dos 45 dias de férias com o pagamento de 1/6 aos demais professores lotados nas escolas,

independentemente de estar em sala de aula;

- Confirmação de lotação de 2/3 da jornada em sala de aula e o restante do tempo para planejamento;

- Prazo de um ano para ser criada a lei da Gestão Democrática visando aperfeiçoar o novo sistema de

eleição de diretores de escolas; entre outras conquistas.

 

A direção do Sintero esclarece que a incorporação de gratificações ao salário representa avanço porque

aumenta a base salarial, aumentando, como consequência, o cálculo de todas as demais gratificações,

além de garantir na aposentadoria o valor das gratificações incorporadas.

Para os diretores do Sintero, o novo Plano de Carreira ainda não é perfeito, mas já representa o início

da correção de injustiças impostas aos trabalhadores em educação nos últimos 10 anos.

 

 

sábado, 18 de agosto de 2012

CRUZ ITINERANTE


CAPITAL - 17 de agosto de 2012 - 19h06

Porto Velho recebe cruz itinerante


Está desde ontem, na Capital, a Cruz da Juventude. O objeto, acompanhado de um quadro de Nossa Senhora, fica sob responsabilidade da Arquidiocese local até a próxima segunda-feira (20) e será levada para diversos pontos da cidade, além de Ariquemes e Candeias do Jamari. A chegada dos símbolos é parte do programa Bote Fé, coordenado pela Igreja Católica, que terá o ápice em grande evento no próximo sábado.
A cruz, que tem 4 metros de altura e 1,75 metro de braço a braço, foi entregue simbolicamente aos jovens de todo o mundo em 1984, pelo então papa João Paulo II. Desde a entrega, o símbolo tem peregrinado em diversos locais do planeta e, em 1994, tornou-se tradição que sua jornada itinerante deveria acontecer nas dioceses do país sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
“Como o Brasil será sede deste grande evento, que terá seu marco na visita do papa Bento XVI ao Rio de Janeiro, em julho de 2013, a cruz e o ícone de Nossa Senhora estão em viagem pelo País. O objetivo é motivar os jovens para participar deste encontro, além de servir como um meio de preparação espiritual”, apregoa o responsável pela passagem da cruz em Porto Velho e representante da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), diácono Márcio Pacheco.
Os ícones chegaram em procissão marítima no porto de Porto Velho, depois de passar por Lábrea, no interior do Amazonas. Dali seguiu também em cortejo para a Catedral da Capital, onde ficou em vigília até às 23h. Hoje ela peregrina pela cidade, estando prevista sua passagem pela Penitenciária Estadual Feminina (Pefem), pelo Hospital de Base e à noite no Santuário Nossa Senhora Aparecida, zona Leste de Porto Velho.
Amanhã ela passa no hospital João Paulo II antes de fazer parada Campo da Brigada, onde acontece grande evento de celebração. “É o show Bota Fé, que será gratuito e aberto a todos que desejarem participar. Terá início às 18h, com participação das bandas Vida Reluz, Chamas e do DJ Daniel Bassan. A previsão de término é às 23h”, acrescenta Pacheco.
Após o programa, a cruz continua sua corrida e passa pela Comunidade Terapêutica Porto da Esperança, pela paróquia de Candeias do Jamari e pela cidade de Ariquemes no domingo. Na segunda-feira ela ainda faz uma parada no hospital e no colégio Santa Marcelina, antes de seguir de carro para a Diocese de Guajará-Mirim.
HISTÓRICO DA JORNADA
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é a semana de eventos da Igreja Católica para o público jovem. São celebradas anualmente, em cada diocese, mas em intervalos de 2 ou 3 anos ocorre em âmbito mundial, com a escolha de uma cidade sede. De 23 a 28 de julho de 2013 ela ocorre no Rio de Janeiro. Em 2011, ela ocorreu em Madrid, na Espanha.
A cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, e muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para acompanhar a cruz da JMJ na perigrinação: o ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”. É uma cópia de um antigo ícone encontrado na primeira basílica em homenagem à santa.(RAPHAEL VAZ)